Este blOg é dedicado às minhas queridas sobrinhas ÍriS e Madalena.

sexta-feira, junho 06, 2008

A Pesca

Pic by snaikit

Sábado, 6.30 h da manhã. Está um dia nublado com um pouco de vento, o ideal para um bom dia de pesca.

Na pesca é preciso ter muita paciência porque é preciso esperar que o peixe pique. Não existe grande arte, essencialmente é necessário ter paciência e fazer pouco barulho, para não espantar o peixe, caso contrário ele foge com medo.
É preciso levar o seguinte: cana de pesca, anzóis, linha, chumbada, carreto, engodo, bóia e isco. Depois temos ainda que levar comida, um banco, chapéu e colete.
Comecei a ir à pesca com o meu mano e o meu primo tinha eu uns cinco anos! Gostei e continuei a pescar, agora pesco com os meus amigos. Quase todos os jovens gostam de pescar em Aljustrel. Pescamos nas barragens e na represa da mina. Os adultos vão para a costa alentejana ou mesmo para o Algarve, chegando mesmo a haver um concurso de pesca anual onde já participa muita gente!
Ricardo Raposo, 13 anos

11 comentários:

Anónimo disse...

y los mayores pescamos dejando comentarios

;)

(es broma)

beso

san

nOgS disse...

JE, JE!

Qué bromero es, no?

:P

Bon fin de semana;)

scaramouche disse...

muito bem:)

scaramouche.

Å®t Øf £övë disse...

Nogs,
O Ricardo tem toda a razão quando diz que é preciso ter muita paciência para pescar, agora quando diz que não é preciso grande arte...
É que afinal esperar é uma arte... e uma arte bem dificil, e que nem todos têm capacidades para a ter.
Beijinho.

foryou disse...

Belo texto o do Ricardo :)

Não gosto de pesca, não tenho essa paciência necessária para ficar à espera que o palerma do peixe venha morder o anzol e depois acabar por aparecer um peixe esperto que papa a minhoca e deixa o anzol vazia para mim :S

Rafeiro Perfumado disse...

É uma seca do caraças, mas é bom ver que o Ricardo ainda prefere ir molhar a minhoca a mofar em casa agarrado a uma consola de jogos...

Oliver Pickwick disse...

São raros os adolescentes de hoje em dia que se dedicam à pescaria. O Ricardo provou que tem bons hábitos.
Também já pesquei muito na infância e juventude.
Um beijo!

P.S.: Estou de volta depois de uma maratona intensa de trabalho e de sucessivas viagens. Desculpe a ausência temporária.

nOgS disse...

scaramouche,
Obrigada (pelo Ricardo:P).

Art,
Sim, concordo contigo. Principalmente para esperar em silêncio, como ele explica. Não é fácil. É necessário dominar toda uma arte de espera e também uma de partida, quando se chega ao ponto de esperar demais em vão...

foryou,
ainda falam dos cérebros de peixe, não? Há por aí muito peixinho com neurónios bem estimulados, sim senhora!

Rafeiro,
Sim, eu concordo. E também acho que é "de pequenino que se torce o pepino", ou seja, que comece cedo a preferir ir "molhar a minhoca" do que ficar a criar fungos em frente à Tv, Internet ou Playstation:P
Não sei se era suposto, mas como vês a tua frase tem diferentes interpretações. He, he.Está nas tuas veias ser assim maroto.

Olivier,
O Ricardo é um menino do Alentejo, onde ainda se vão mantendo hábitos deliciosos como estes entre a infância e adolescência:)

Benvindo de volta e espero que esse trabalho todo tenha sido devido à publicação do teu livro:)
E... muitas viagens às vezes é bom:)))

nOgS disse...

Beijinhos doces para vocês:)

Rafeiro Perfumado disse...

O meu pai bem me tentou incutir o gosto pela pesca, mas desde o episódio em que um polvo ia-nos atirando aos dois borda fora, desistiu! ;)

Beijocas!

PS: maroto, eu? Nunca!

Salto-Alto disse...

Estou como o Rafeiro Perfumado: o meu pai também tentou incutir-me o gosto pela pesca... Ele tentar tentou, há que lhar o devido crédito... Mas depressa se apercebeu que eu estava mais virada pra outras bandas... É muito paradinho pra mim! ;p E a parte das minhocas?! Nhac, não gosto mesmo...